top of page

Difusão ideológica com base na mídia e na indústria cultural

A difusão ideológica é consequência de diversos aspectos da sociedade contemporânea, como a mídia e a industria cultural. São aspectos que estão diretamente ligados à respectiva causa, em alguns casos a influência política causada pela mídia, teoricamente manipuladora, e em outros casos a padronização de hábitos de consumo que afeta muitas pessoas inseridas na sociedade.

A influência política é abundante vindo da mídia em comercias na época eleitoral e informações supostamente manipuladas ou distorcidas. Discursos e publicidade são meios de persuadir ou influenciar o pensamento dos telespectadores de modo que resulte em algum impacto ideológico e, consequentemente, um impacto nas eleições. Como aconteceu com as eleições de 2014 em que a candidata Dilma Rousseff venceu as eleições para a presidência da República.

A padronização do consumo é um aspecto social normalizado e uma característica do sistema capitalista e da globalização desse mesmo sistema. Sendo divulgadas e globalizados todas as informações que chegam ate nós diariamente sobre produtos de diversas empresas originadas, na maioria das vezes, nos Estados Unidos da América é evidente essa intensa difusão de marcas, elementos culturais e hábitos de consumo. São muitas vezes produtos "desnecessários" ou até mesmo prejudiciais à saúde.

De fato a difusão ideológica é algo presente na sociedade contemporânea, resultado do próprio meio e sistema em que vivemos. Há uma grande influência política vindo de discursos estruturados apenas para convencer sem cumprir muitas vezes o que se promete, também uma imensa padronização de consumo globalizada totalmente.


 POSTS recentes: 

© 2016 por Pense Bem. Orgulhosamente criado com Wix.com

    bottom of page