Escravidão moderna
A escravidão é um assunto muito trabalhado em aulas em diferentes contextos.Em cada Pais há uma determinada época e modo de como a escravidão ocorreu.
escravidão=é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força.
No Brasil por exemplo a escravidão ocorreu nos anos de 1530-1888.
Depois disso foi decretada Lei Áurea que acabou com a escravidão!Mas isso realmente aconteceu?
Em muitos Países ainda podemos encontrar algum tipo de trabalho escravo,em que normalmente as mais afetadas são as do sexo feminino.Mulheres e Crianças são forçadas a servirem domesticamente muitas vezes por um salário baixíssimo.Há também o tráfico de mulheres para a prostituição forçada,muitas vezes elas são enganadas e normalmente isso ocorre em regiões mais pobres.
Escravidão Moderna e uma expressão que possui sentido metafórico pois não se trata mais da compra e venda de pessoas mas a expressão é utilizada para designar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas e ameaçadas a exercer uma atividade contra sua vontade.
No caso do Brasil o governo já admitiu a existência de condições de trabalho análogas à escravidão. A erradicação do trabalho escravo passa pelo cumprimento das leis existentes, porém isso não tem sido suficiente para acabar com esse flagelo social. Mesmo com aplicações de multas, corte de crédito rural ao agropecuarista infrator ou de apreensões das mercadorias nas oficinas de costura, utilizar o trabalho escravo é, pasmem, um bom negócio para muitos fazendeiros e empresários porque barateia os custos da mão de obra. Quando flagrados, os infratores pagam os direitos trabalhistas que haviam sonegado aos trabalhadores e nada mais acontece.
De modo geral, o trabalho escravo só tem a prejudicar a imagem do Brasil no exterior, sendo que as restrições comerciais são severas caso o país continue a utilizar de mão de obra análoga à escravidão. Como é público e notório que o Brasil usa trabalho escravo, sua erradicação é urgente, sobretudo para os trabalhadores, mas também para um bom relacionamento comercial internacional.
Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE) criada em 2003 tem a função de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.Cuja a responsabilidade de execução é compartilhada por órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, entidades da sociedade civil e organismos internacionais.
A escravidão também deixou muitos problemas sociais que são sofridos até hoje.Os Estados Unidos tiveram um grande período de aceitação onde o Pais era divido em Brancos e outros.O preconceito com o negro é um ato ridículo que prova o quanto ainda somos voltados a uma sociedade hierárquica, antiquada e elitista.Temos muito o que crescer intelectualmente, não basta criar cotas de inclusão é preciso modificar a mentalidade fútil de nosso povo.
Um preconceito sem razão, somos todos iguais e os negros possuem uma alma muito mais limpa do que a nossa, que durante séculos exploramos impiedosamente nosso semelhante somente por ambição financeira. Os negros são muito mais humanos do que os brancos, sofreram e sofrem muito até os dias de hoje devido nossa mania de menosprezar o diferente, mas nem por isso se sujeitaram a medidas agressivas e segregacionistas como nós o fizemos tantas vezes. São um povo de alma nobre, que sabem perdoar o próximo e lutam incansavelmente, e o mais importante: pacificamente, para ser reconhecidos perante a sociedade e obter o mínimo de dignidade para viver e criar seus filhos.