Como a musica atua na sociedade
- Leticia Passos
- 30 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

O Rap é uma “ forma ritmada e poética” dos jovens expressarem seus sentimentos em relação as opressões sociais sofridas pelas classes menos favorecidas , reivindicando seus direitos.
É uma cultura muito apreciada pelos jovens em sua maioria , onde muitas vezes, surgem letras questionadoras e até agressivas , contra as injustiças sociais, violências nas favelas, desvalorização do negro, drogas e etc.
Alem do Rap o hip Hop também é um ritmo que hoje em dia vem sendo mais aceito pelos jovens especialmente aqueles que moram nas periferias, por mostrar verdades por meio de letras...Ele busca conscientizar, educar, humanizar, promover, instruir e divertir, além de reivindicar direitos e o respeito nas relações sociais
os grupos Hip hop são comprometidos com a transformação social, tem dado ênfase para ações práticas, estimulando que seus integrantes se organizem nas periferias, repassem informações construtivas aos moradores e as pessoas frequentadoras dos espaços onde atuam, incentivando o pleno exercício da cidadania. É uma cultura que se pauta pela denúncia da exclusão social, violência e pela discussão de questões relativas à história e à identidade, especialmente, dos (as) negros (as).
vem ganhando cada vez mais espaço,sua popularidade se deve ao fato de ser um movimento enraizado nas experiências de jovens e pessoas que vivem nas periferias das grandes cidades, além de ser muito organizado.

Nos presídios, os rappers são muito populares. Por causa das letras politizadas, que falam da realidade exclusão social e do preconceito de cor, um show de rap dentro de um presídio não é um show qualquer, mas uma manifestação político-social.
A REDEH, reconhecendo o papel transformador dessa expressão cultural, vem desde 2003, desenvolvendo projetos com grupos e pessoas do Hip Hop de distintas localidades, segmentos e com diferentes abordagens. Pelo sucesso alcançado nas experiências anteriores, especialmente o Projeto Minas da Rima,
um projeto muito popular é o Projeto Homens do Hip Hop pela não Violência contra as Mulheres tem como foco buscar a transformação da masculinidade hegemônica e a conscientização dos homens da cultura Hip Hop, da Baixada Fluminense, sobre a violência de gênero, envolvendo-os na luta pela superação da violência contra mulheres e incentivando outros homens a não praticarem esse tipo de violência.
Comments