top of page

A Mídia é Racista!

O negro no Brasil ainda sofre com preconceitos. Num país onde mais da metade da população se assume negra, muitas pessoas pertencentes a essa etnia ainda encontram obstáculos em seu dia-a-dia. Este fenômeno é perceptível na mídia com a falta de oportunidades e papeis de destaque aos artistas negros.

A Rede Globo de Televisão é a emissora com mais jornalistas negros no país, ainda assim, esse número é possível ser contado nos dedos. A falta de representatividade é um sério problema com o qual a população negra convive diariamente. É comum personagens negros aparecerem em papéis subalternos, se aparecerem, e/ou como personagens estereotipados. Este fato representa o racismo mascarado presente na mídia e alimenta o “mito da democracia racial brasileira” que cria uma imagem positiva das relações raciais no Brasil. O cineasta Joel Zito Araújo chama de “Ideologia de Branqueamento” a ideologia presente na televisão brasileira. Em seu livro 'A negação do Brasil', afirma: "o enfoque racial da televisão brasileira é resultado da incorporação do mito da democracia racial brasileira, da ideologia do branqueamento e do desejo de euro-norte-americanização de suas elites".

Os atores possuem maior dificuldade para encontrar empregos disponíveis. Raramente se vê um ator negro em um papel de destaque em algum filme ou novela. Na última cerimônia de entrega dos Academy Awards, realizada no dia 28 de Fevereiro de 2016, não foram nomeados nenhum ator ou atriz negros para receber o prêmio nas categorias principais, fato que levou os atores Will Smith e Jada Pinkett Smit e o cineasta Spike Lee a organizarem um boicote e não comparecerem ao evento. O tema “Hollywood é racista” foi debatido intensamente pelo apresentador da noite Chris Rock.

Pôr em pauta esses problemas, significa dizer que eles existem. O racismo é um termo evitado na mídia e, geralmente no cotidiano das pessoas. A existência de grupos de militância negros rompe com esse padrão. A busca por representatividade e a reivindicação de direitos e oportunidades é feita, principalmente com o uso dos meios de comunicação, onde consegue um maior número de adeptos.

Os negros, aos poucos, vão conquistando seu espaço, quebrando estereótipos e ganhando fortes representantes na arte brasileira e mundial, como a cantora Beyoncé (que agora segue em turnê com 'Formation', discutindo, em suas músicas, temas como o racismo e o feminismo), a atriz Taís Araújo (primeira atriz negra a conseguir um papel de protagonista em uma telenovela da rede Globo), a atriz Viola Davis (que ao receber um Emmy, fez um discurso sobre oportunidades e superação e citou a ativista Harriet Tubman), etc.

Fontes: http://www.comciencia.br/reportagens/negros/08.shtml


 POSTS recentes: 

© 2016 por Pense Bem. Orgulhosamente criado com Wix.com

    bottom of page