Cultura da mídia
As imagens, sons, opiniões provenientes da mídia impactam na vida cotidiana do ser humano, dominando seu tempo de lazer, modelando opiniões políticas e comportamentos sociais, fornecendo o material para que as pessoas forjem sua identidade.
A mídia fornece os modelos de família, homem, mulher que devem ser seguidos. A cultura da mídia também fornece o material com que muitas pessoas constroem seu senso de classe, etnia e raça, de nacionalidade, sexualidade de ”nós” e “eles”. A cultura veiculada pela mídia fornece o material que cria as identidades pelas quais os indivíduos se inserem nas sociedades capitalistas, produzindo uma nova forma de cultura global. Essa cultura constituída por sistemas de rádio e reprodução de som, filmes e seu modo de distribuição, pela imprensa e sistema de televisão. A cultura da mídia é industrial é uma cultura comercial em que os produtos são mercadorias criadas por grandes empresas que visam o lucro. Mas ela é também high‐tech, um dos setores mais lucrativos e que está atingindo dimensões globais Como a mídia é fonte da forma como o ser humano deve se comportar e pensar, é importante que este mesmo individuo saiba ser crítico em relação à ela. Aprendendo como ler e criticar, resistindo à sua manipulação, os indivíduos poderão fortalecer‐se em relação à mídia e à cultura dominantes.
MÍDIA E SOCIEDADE Diversas formas da cultura veiculada pela mídia induzem os indivíduos a identificar‐se com as ideologias, as posições e as representações sociais e políticas dominantes. A cultura da mídia e a cultura do consumo andam juntas no sentido de gerar pensamentos e comportamentos ajustados aos valores, às instituições, às crenças e práticas vigentes. O entretenimento oferecido por esses meios frequentemente é agradabilíssimo e utiliza instrumentos visuais e auditivos, usando o espetáculo para seduzir o público e levá‐lo a identificar‐se com certas opiniões, atitudes, sentimentos e disposições. A cultura do consumo oferece um deslumbrante conjunto de bens e serviços que induzem os indivíduos a participar de um sistema de gratificação comercial.