top of page

Urbanização em países desenvolvidos e subdesenvolvidos

-DESENVOLVIDOS

A urbanização nos países desenvolvidos foi intensificada a partir do processo de industrialização da Europa, que aconteceu no séc XVIII. O crescimento urbano ocorreu com a grande oferta de empregos na cidades,absorveu a mão-de-obra da zona rural, as obras de infraestrutura (escolas, transporte, saneamento, moradias, hospitais) acompanharam o crescimento populacional minimizando os problemas das cidades que cresciam.

Londres, Tóquio, Paris e Nova York são alguns exemplos de urbanização em países desenvolvidos. Apesar de existirem excessões, as metrópoles do países desenvolvidos são menos populosas do que as dos países subdesenvolvidos.

A urbanização das cidades dos países desenvolvidos priorizou a funcionalidade, que é a organização do equipamento funcional no atendimento da população.

-SUBDESENVOLVIDOS

Esse grupo de países intensificaram o seu processo de urbanização após a Segunda Guerra Mundial, período no qual começaram a se industrializar. O êxodo rural (saída do homem do campo para cidade) foram aceleradas e a oferta de empregos nas cidades não conseguiram empregar os trabalhadores que chegaram do campo.

As atividades econômicas das cidades (industrias, serviços e comercio) Não tiveram capacidade suficiente para acompanhar o crescimento populacional. Essa situação gerou diversos problemas socieconomicos e ambientais, como: Falta de saneamento básico para grande parte da população, falta de moradias e favelização, quantidade de escolas e redes de hospitalares insuficientes, crescimento de empregos informais.

As cidades que sofreram esse processo receberam nomes específicos: Inchaço urbano e macrocefalia urbana.


 POSTS recentes: 

© 2016 por Pense Bem. Orgulhosamente criado com Wix.com

    bottom of page