Transgênero ≠ Travesti
Transgêneros
O transexual nasceu homem, mas não se sente como tal, adotando roupas do sexo oposto, consumindo hormônios e logo se decide pela cirurgia de mudança de sexo. No caso das transexuais, porém, a identidade sexual não está de acordo com o seu sexo biológico. Independente do gênero (podem nascer homens ou mulheres), papel (tem os mais masculinos até os bem efeminados) e orientação (existem transexuais hetero e transexuais homo), o que define o transexual é que seu corpo é de um sexo, mas seu cérebro é de outro. São mulheres presas num corpo de homem, ou vice versa.
![](https://static.wixstatic.com/media/2fbfc3_0dcc039386be44ceb4ebaca7d4ced820~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_540,al_c,q_85,enc_auto/2fbfc3_0dcc039386be44ceb4ebaca7d4ced820~mv2.jpg)
Travestis
O travesti, ainda que ele tenha o mesmo desejo e invista em roupas e hormônios femininos, tal qual o transgênero, mantém o órgão genital masculino. Não se sabe ainda como, nem por quê, mas os travestis não tem uma identidade só, masculina ou feminina. Eles têm as duas. Eles se sentem homem e mulher, os dois conceitos se misturando dentro deles como ingredientes num liquidificador. Ora eles se sentem mais femininos, ora mais masculinos, mas ambas estão sempre presentes e eles não têm o desejo de anular nenhum dos dois lados. Infelizmente, seus corpos nascem com apenas um sexo – homens ou mulheres. O que eles fazem então? Adaptam o seu corpo para alcançar, o máximo possível, essa outra metade da essência deles que veio faltando. Os que nascem homens, a maioria, querem por peitos e quadril, etc. Mas não realizam a cirurgia de mudança de sexo.
![](https://static.wixstatic.com/media/2fbfc3_5846b34d46244908ac167ecac93ce5ea~mv2.jpg/v1/fill/w_661,h_440,al_c,q_80,enc_auto/2fbfc3_5846b34d46244908ac167ecac93ce5ea~mv2.jpg)
Resumindo, se não quer operar é travesti, caso queira operar é transexual.
Como trocar de sexo?
Segundo especialistas, transexuais que não recorrem a cirurgia de troca de sexo correm sérios riscos, como “intenso sofrimento e possibilidade de auto-mutilação e até de suicídio”. Muitos transexuais vinham conseguindo na Justiça o direito de trocar sexo e nome em seus documentos. Por isso o governo brasileiro tentou instituir uma portaria para que os transexes possam fazer a cirurgia gratuitamente pelo SUS, no entanto, devido a polêmica a portaria foi anulada. Muita gente estranhou o fato de que um homossexual, com seus próprios recursos, não poder recorrer a um psicólogo para reverter sua orientação; porém, se a portaria do governo entrasse em vigor, transgêneros fariam a operação de troca de sexo com dinheiro público.