Regionalização
A divisão de regiões implica na distinção de áreas a partir de características e/ou semelhanças em comum. E muitos são os fatores que determinam essa regionalização, a exemplo da localização geográfica, esta que possui relação direta com a organização o espaço.
Conceito
Em geografia, o conceito de região se refere à diferenciação de áreas. Isto é: as regiões podem ser determinadas segundo critérios naturais, estabelecendo as diferenças de clima, vegetação, hidrografia, relevo, fauna, sociocultura, entre outros que irão evidenciar a forma e o padrão de vida dos habitantes de cada região.
O processo de regionalização, além de importante para estabelecer as relações e diretrizes entre cada área regionalizada, permite também uma melhor compreensão dos estudos geográficos, por meio de informações e dados específicos.
A regionalização do mundo
Falar de regionalização implica em considerar a divisão, por regiões, do planeta Terra. Fato que ocorreu a partir da classificação em primeiro, segundo e terceiro mundo, tudo isso a partir de 1960.
Talvez a mais comum e conhecida, a expressão “terceiro mundo” foi criada em 1952 pelo economista Francê Alfred Sauvy. Tal afirmação foi proferida depois que ele constatou as disparidades econômicas, políticas e sociais no planeta.
A observação de Sauvy possibilitou conferir que as pessoas que moravam países industrializados viviam melhor que em outras nações que enfrentavam sérias dificuldades econômicas.
Classificação de países (Desenvolvidos X Subdesenvolvidos)
Seguido do processo de regionalização do mundo, as nações globais passaram a ser classificadas em países ricos e pobres; ou centrais e periféricos. As entendidas como ricas (centrais), são aquelas nações que se portam no centro das decisões internacionais. São país desenvolvidos, industrializados e dotados de tecnologia avançada.
Já as nações consideradas pobres (periféricas) são as que figuram como subdesenvolvidas, com baixa industrialização, dotadas de produção primária e dependentes economicamente de outros países, especialmente dos ricos.
Por fim, a regionalização do mundo também provocou a formação de outras duas classificações de nações: as desenvolvidas e as subdesenvolvidas. As primeiras são aquelas que, além de ricas e industrializadas, possibilitam as suas populações abundante qualidade de vida. Como exemplo dessas constatamos países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Canadá, entre outros.
Já as nações subdesenvolvidas representam totalmente o oposto, algumas até colocando a vida dos seus habitantes em condições precárias em alguns aspectos. Integram esse grupo países como a Angola, Serra Leoa, Haiti, Nepal, entre outros.
As duas principais regionalizaçoes do Brasil:
Regionalização Oficial IBGE PEDRO GEIGER
A PRINCIPAL diferença entre essas duas regionalizaçoes:
A regionalização feita pelo IBGE considera características político-administrativa, sociais e econômicas.
A regionalização de Pedro Pinchas considera características históricas, naturais e econômicas sem se preocupar com as fronteiras políticas interestaduais. E é dividida em complexos regionais, que são: Amazônia, Nordeste e Centro-sul.