O gol contra
Um dos temas mais abordados na atualidade é o esporte, principalmente quando se trata de futebol, por ser considerado a atividade mais valorizada no mundo. Não se pode negar a importância sociocultural desse esporte, mas até que ponto essa importância não é virada para alienação, e voltamos para a velha história do "pão e circo".
![](https://static.wixstatic.com/media/2fbfc3_3e72974fcd2b4af7854b3a532ba0a39a~mv2.jpg/v1/fill/w_441,h_395,al_c,q_80,enc_auto/2fbfc3_3e72974fcd2b4af7854b3a532ba0a39a~mv2.jpg)
O futebol é uma paixão de milhares de pessoas no mundo, o esporte é capaz de mexer com as emoções de seus fanáticos torcedores, isto não muda no Brasil. O problema é que esse efeito pode ser uma arma poderosa no quesito alienação, uma vez que o estado utiliza das grandes indústrias dos meios de comunicação para maquiar outros problemas, sensacionalizando o futebol.
No território nacional, a ligação entre futebol e alienação social é muita forte, levando em conta que, desde a ditadura militar, foi se utilizado a conquista da Copa do Mundo de 1970 para maquiar as torturas e agressões cometidos pelo Regime Vigente. A prática utilizadas pelos militares não foi extinta no fim da ditadura e só ganhou mais força até o Regime atual. E a alienação futebolística se tornou um dos maiores meios de controle popular, através de uma nacionalização exacerbada gerada pelo futebol.
Se tornar um grande jogador de futebol, já foi o sonho de muitas crianças, porém já passou a ser uma realidade para muitos de tirar a família da miséria. No Brasil, um país em desenvolvimento, que a população ainda sofre com a extrema pobreza e em situações que ferem a dignidade da pessoa, é por meio do futebol que um jovem pode tirar sua família de tais condições, tornando tal esporte uma espécie de elevador profissional.
Logo o futebol começou como cultura, mas a mídia se aproveitou para utilizá-lo como forma de alienação, apesar de oferecer profissionalismo para diversos jogadores. Espera-se, em um futuro próximo que as redes de comunicações deixem de gerar tal manipulação, através do futebol, sobre a sociedade.