top of page

Crise dos refugiados na Europa

Os refugiados são originários do Oriente Médio e do norte da África, mas também do sul do Sahara. Fogem das guerras e da fome. São chamados de migrantes, refugiados, imigrantes ou candidatos ao direito de asilo. Esses homens, mulheres e crianças que chegam diariamente aos milhares a alguns países da Europa, com uma aceleração nos últimos meses, são objeto de rejeição e ódio xenofóbico em diversos países da União Europeia.

Ocorre a concentração do medo de uma parte da população que vê os invasores como uma ameaça para a identidade do continente, os movimentos neonazistas e fascistas de extrema-direita rejeitam qualquer ajuda aos exilados. Estes extremistas estão perdendo totalmente o pudor de expressar a xenofobia que os anima.

Na Alemanha, por exemplo, eles incendiaram nos últimos meses milhares de abrigos para os refugiados , que esperam respostas ao pedido de asilo.

Por que este êxodo?

A situação na Síria, país de origem da maior parte dos refugiados, agravou-se pela ofensiva do grupo jihadista Estado Islâmico e pela longa duração da guerra.A maior parte dos deslocados viaja para a Europa diretamente, em vez de esperar em campos de refugiados lotados nos países vizinhos, explica “Melissa Fleming, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).”

A decisão da Alemanha de não encaminhar de volta para os países por onde eles entraram na UE os refugiados sírios tem levado muitas pessoas a fazer a viagem. Além disso, muitos deslocados decidiram fazer a viagem antes que muitas rotas sejam fechadas pela pressão da UE para que Grécia e Itália criem centros de acolhida em seus territórios.Até agora, ambos os países tendem a “fechar os olhos e mentes” e deixam muitos migrantes passar para os Estados vizinhos.

Entretanto, essa fuga de milhares de pessoas para outros países e ate continentes de forma desenfreada que vem ocorrendo, pode ocasionar diversos acidentes, e muita das vezes esses refugiados não conseguem o sonho da liberdade, de uma vida sem guerra e tranquila, na tentativa de fugir dela . Logo, a ONU deve se pronunciar da forma mais rápida para que haja uma resolução desse problema que pode acometer diversas vidas inocentes; além do que já foram perdidas.


 POSTS recentes: 

© 2016 por Pense Bem. Orgulhosamente criado com Wix.com

    bottom of page