Capitalismo vs Socialismo
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas , porém o assunto não é Guerra Fria , e sim a diferença e comparação entre o capitalismo e o socialismo :
Capitalismo
O Capitalismo tem como base a obtenção de lucro através da exploração do trabalhador. Os defensores do Capitalismo afirmam que é um sistema econômico ótimo pois nele você é livre. Nada mais falso do que essa afirmação. O Capitalismo é bom apenas para quem tem dinheiro, mas para os mais pobres é algo torturante. Não se pode negar que o Capitalismo traz bastante desenvolvimento e cria a Globalização (o mundo inteiro é conectado, um produto produzido na China pode ser vendido no Brasil, por exemplo). Mas o Capitalismo gera muitos miseráveis- esses estão em situação mais crítica que os pobres, não tendo o que comer ou beber.
Apesar das várias contribuições econômicas, tecnológicas, de conforto que o capitalismo proporcionou , ele também produz diversos aspectos negativos nas sociedades ,
como por exemplo :
• Intensificação das desigualdades sociais :a busca incessante por lucros faz com que haja uma grande exploração do trabalho por parte dos donos dos meios de produção, isso ocorre com mais intensidade por causa da falta de emprego, como existe uma grande oferta de trabalhadores os salários conseqüentemente são baixos, além da modernização da produção que retira um número muito elevado de postos de trabalho. A exploração da força de trabalho aumenta cada vez mais a disparidade econômica existente, pois concentra as riquezas nas mãos de poucas pessoas.
• A extinção dos valores humanos: o ponto máximo, o objetivo maior do capitalismo é o consumo e para isso uma série de artifícios é usada para que as pessoas aumentem gradativamente o seu consumo, muitas vezes sem necessidade, isso é fruto dos anúncios publicitários que influenciam as pessoas e essas até de forma inconsciente ingressam nesse processo articulado pelo sistema. É justamente nessa busca por adquirir bens materiais que os valores humanos são perdidos ou deixados de lado, pois o que as pessoas possuem torna-se mais importante do que o que elas realmente são, além disso, as relações humanas como amizade, solidariedade, companheirismo são ignoradas.
RESUMINDO, os pontos negativos são:
-Desigualdade social;
-Abuso de poder;
-Obsolescência planejada;
-Despreocupação com o meio ambiente;
-Consumismo;
-Concentração de lucro nas mãos de poucos; entre outros
![](https://static.wixstatic.com/media/2fbfc3_276484737ffa40f7946015c4811029ad~mv2.jpg/v1/fill/w_460,h_681,al_c,q_80,enc_auto/2fbfc3_276484737ffa40f7946015c4811029ad~mv2.jpg)
Socialismo
O socialismo é um sistema político e econômico baseado na igualdade. Por isso, o socialismo propõe a distribuição igualitária de renda, extinção da propriedade privada, socialização dos meios de produção, economia planificada e, além disso, a tomada do poder por parte do proletariado.
O socialismo visa uma sociedade sem classes onde bens e propriedades passam a ser de todos. O objetivo é acabar com as grandes diferenças econômicas entre os indivíduos, ou seja, a divisão entre pobres e ricos.
características gerais:
• Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc. Configuração completamente diferente do sistema liberal que vigora no capitalismo, no qual o próprio mercado controla a economia. Dessa forma, não há concorrência e variação dos preços.
Partindo da ideia de que o controle de todas as áreas da economia fica ao poder do Estado, ele tem por obrigação garantir o necessário as famílias: educação, saúde, alimentação e trabalho. Assim sendo, independente se o país é rico ou é pobre, a desigualdade social é baixíssima, visto que a riqueza gerada entre todas as pessoas da sociedade é dividida de maneira mais justa de acordo com o seu trabalho, sendo pago segundo a qualidade e a quantidade do mesmo.
• Inexistência de sociedade dividida em classes: como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propósito: melhorar a sociedade. Por isso não existem empregados nem patrões.
Se parar para analisar uma fábrica de um país socialista você não verá patrões e nem empregados, todos serão “iguais”, buscando o bem de sua sociedade em comum.
Pouca ou nenhuma liberdade econômica
Preços, salários e investimentos no setores da economia determinados e controlados pelo governo
Baixa desigualdade social
Baixo índice de extrema pobreza
Lucro total dividido de acordo igualmente de acordo com a qualidade e quantidade trabalhada de cada indivíduo, de forma justa
![](https://static.wixstatic.com/media/2fbfc3_0c12f78221044a0f89c52ab648269a9b~mv2.jpg/v1/fill/w_397,h_272,al_c,q_80,enc_auto/2fbfc3_0c12f78221044a0f89c52ab648269a9b~mv2.jpg)
A queda do socialismo : Conseguimos notar que a maioria dos países que adotaram os regimes socialistas em seu governo acabaram fracassando!
Na União Soviética e todo Leste Europeu foi instaurado o socialismo real, marcado principalmente pela enorme participação do Estado. Esse fato fez emergir, de certa forma, um sistema um tanto quanto ditatorial, tendo em vista que as decisões políticas não tinham a participação popular. A liberdade de expressão era reprimida pelos dirigentes, que concentravam o poder em suas mãos.
Com o excesso de centralização do poder, a classe de dirigentes, bem como os funcionários de alto escalão do governo, passaram a desfrutar de privilégios que não faziam parte do cotidiano da maioria da população; o que era bastante contraditório, pois o socialismo buscava a construção de uma sociedade igualitária. Em todo o transcorrer da década de 80, a União Soviética enfrentou uma profunda crise, atingindo a política e a economia. Tal instabilidade foi resultado de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar o baixo nível tecnológico em relação aos outros países. Isso porque o país investiu somente na indústria bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo. Além, da diminuição drástica da produção agropecuária e industrial.
![](https://static.wixstatic.com/media/2fbfc3_5878d44fa9db4e52b40483483594d6ae~mv2.jpg/v1/fill/w_400,h_307,al_c,q_80,enc_auto/2fbfc3_5878d44fa9db4e52b40483483594d6ae~mv2.jpg)
INTERESSANTE :
Os principais idealizadores do socialismo foram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels, após uma profunda análise no sistema capitalista eles proporam a estruturação de uma sociedade alicerçada no regime socialista. A partir daí, as ideias do regime socialista se espalharam pelo mundo e muitos países as implantaram. No entanto, tais nações não instituíram o socialismo aos moldes propostos por Karl Marx e Friedrich Engels. Desse modo, o socialismo aplicado em diversas nacionalidades recebeu o nome pelos estudiosos de “socialismo real”, ou seja, aquele que realmente foi colocado em prática.
![](https://static.wixstatic.com/media/2fbfc3_e2581fd4c7fb4bfbba18d705b474a688~mv2.jpg/v1/fill/w_262,h_249,al_c,q_80,enc_auto/2fbfc3_e2581fd4c7fb4bfbba18d705b474a688~mv2.jpg)