Senso Comum X Senso Crítico
A Filosofia surgiu com o objetivo de explicar a realidade de modo racional, ao contrário do discurso mitológico que envolvia imaginação e fantasia. É fundamental haver o questionamento e pensamento crítico para aprofundar as grandes questões da humanidade.
A Filosofia, ao buscar o fundamento de todas as coisas, abandona o Senso Comum e adota o Senso Crítico, promovendo um olhar crítico e questionador.
.Senso Comum
O senso comum se define pela ausência de comprovação cientifica, é o modo de pensar da maioria das pessoas. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
.Senso Crítico
O senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.
O senso crítico tem por base aquilo que é concreto: a pesquisa, a reflexão, a análise e a crítica.